A quantidade de latrocínios apresentou uma queda histórica em fevereiro no estado de São Paulo. Foram dez casos no mês, seis a menos em relação ao mesmo período do ano passado. Foi a primeira vez em 25 anos que o crime teve um índice menor ou igual a dez ocorrências no segundo mês do ano, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP).
A maior queda foi registrada no interior, com três roubos seguidos de morte em fevereiro. No mesmo período do ano passado, foram sete casos. Na Grande São Paulo, o índice passou de quatro para dois latrocínios, enquanto na capital paulista o número se manteve estável, com 5 registros no comparativo anual.
A SSP segue intensificando as ações de combate aos roubos cometidos com uso de violência que podem evoluir para latrocínio. Todas as ocorrências de roubos seguidos de morte são analisadas pelo programa SP Vida para a elaboração de ações específicas de atuação.
A dinâmica criminal exige adaptações constantes, e, por isso, as Polícias Civil e Militar seguem ajustando suas estratégias. Desse modo, o policiamento ostensivo é constantemente reorientado e reforçado nas áreas de maior incidência criminal para prevenir novos casos, além do combate a receptadores por meio de investigações policiais.
Além dos latrocínios, SP registra menor patamar de homicídios em 25 anos. Em todo o estado de São Paulo houve 202 homicídios dolosos em fevereiro — uma queda de 6,4% em relação aos 216 crimes registrados no mesmo mês de 2024. O índice foi o menor para o período desde 2001.
As Delegacias de Defesa da Mulher registraram em fevereiro uma redução nos casos de feminicídios. Conforme os registros, houve 20 crimes em todo o estado — sete mortes a menos que no mesmo período de 2024. As DDMs receberam 1.201 denúncias de estupros, que estão sob investigação.