Sara Lopes tem projeto aprovado pelos demais vereadores para a criação da “Procuradoria da Mulher”

Os vereadores de Presidente Prudente aprovaram, em dois turnos, o Projeto de Resolução 08/19, de autoria da vereadora Sara Lopes, que cria a Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal.

O novo órgão será responsável por receber e encaminhar denúncias de violência e discriminação, fortalecer a presença feminina na política e cooperar com entidades públicas e privadas que atuam pela igualdade de gênero. Também promoverá campanhas educativas, audiências públicas e estudos sobre os direitos das mulheres.

A procuradora será escolhida pelo presidente da Câmara, com mandato vinculado à eleição da Mesa Diretora. Caso não haja vereadora disponível, uma servidora poderá ser nomeada para o cargo. A iniciativa segue orientações do Congresso Nacional, que incentiva a criação de Procuradorias da Mulher nos municípios e a formação de uma rede nacional.

Apoio:

em sua justificativa, a vereadora Sara Lopes também destacou que um dos objetivos da Procuradoria da Mulher é “promover um resgate histórico do papel da mulher na política e construção de nossa cidade e evitar o apagamento constante”.

Ela citou nomes como Isabel Goulart, Nina Brandão e Clotilde Veiga de Barros, além das primeiras vereadoras prudentinas, como Amélia Barreto, Onaide Félix e Professora Alba Lucena, entre outras que contribuíram para o avanço feminino na política local.

Apesar de compor mais da metade da população, a presença feminina no Legislativo prudentino ainda é limitada. Atualmente, Sara Lopes é a única mulher na Câmara.

COMENTÁRIOS