Em decorrência do momento pandêmico do coronavírus, as inscrições para os processos seletivos de alunos regulares do mestrado e doutorado em Educação da Unoeste têm prazo prorrogado para o dia 28 deste mês. O anúncio é feito pela coordenadora do programa vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Dra. Camélia Santina Murgo; com o esclarecimento de que os processos serão realizados remotamente, conforme já estava previsto no prazo inicial.
Estão sendo ofertadas 23 vagas no mestrado e 13 no doutorado. Os candidatos têm que apresentar a documentação exigida nos editais, incluindo a certificação de proficiência em língua estrangeira; enviar currículos Lattes atualizado e memorial descritivo da trajetória acadêmico-profissional. Os processos exigem ainda de cada candidato a apresentação de pré-projeto dentro da linha de pesquisa escolhida; seja para a dissertação ou tese.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Unoeste contempla duas linhas de pesquisa: 1 – Políticas Públicas e Educação, processos formativos e diversidade; e 2 – Formação e ação do profissional docente e práticas educativas. Nos editais dos dois processos seletivos são disponibilizadas informações detalhadas sobre as linhas de pesquisa. O mestrado tem ampliado as possibilidades de atuação profissional dos egressos, o que também ocorre no doutorado que está na primeira turma.
A psicóloga e professora universitária Barbara Cristina Soares Sena é egressa do mestrado e conta que durante a graduação teve contato com pesquisas e grupos de estudos, o que despertou interesse em cursar pós-graduação stricto sensu. “Como gostava da Educação, o mestrado na área se mostrou uma oportunidade de complementar minha formação e também ter mais proximidade com o desenvolvimento acadêmico-científico”, comenta.
Barbara afirma que ter cursado o mestrado ampliou significativamente suas possibilidades de inserção profissional. “Durante o curso pude conhecer as temáticas relevantes ao contexto educacional nacional e internacional e desenvolver uma formação docente pautada em boas práticas educativas. O mestrado me deu uma base segura para conseguir, posteriormente, ingressar no doutorado, assim como me inserir na docência no ensino superior”, pontua.
“Todo o conhecimento e troca mantida com os professores e colegas durante o curso foram essenciais para o meu crescimento profissional e o desenvolvimento da minha carreira”, afirma. A também psicóloga Andressa Pereira de Souza é doutoranda da primeira turma e assegura que o mestrado e o doutorado ampliou as suas oportunidades profissionais.
“O conhecimento na área da Educação vem agregando em minha formação profissional, com competências para atuar tanto como pesquisadora quanto professora no ensino superior. O corpo docente é altamente qualificado, a grade curricular é ampla e há possibilidade de realização de estágios supervisionados em docência. Realizar a pós-graduação em Educação é um investimento necessário e de qualidade para os profissionais que desejam atuar seja na área de pesquisa ou na docência”, afirma Andressa.
Serviço – Confira os editais e inscreva-se neste link, no site da Pós Unoeste.