Em clima de muito entusiasmo e expectativas altas para um novo semestre letivo, foram retomadas nessa quarta-feira, 07 de agosto, nos campi da Unoeste em Presidente Prudente, Jaú e Guarujá, as aulas do segundo semestre de 2024. Em todos os lugares, calouros e veteranos estavam ansiosos para conhecerem ou reencontrarem os colegas de turma e professores. Mais de 16 mil pessoas, entre estudantes e funcionários, movimentaram as três unidades nesse retorno com os sentimentos de empolgação e alegria.
Na recepção, eles tomaram conhecimento que o foco da Unoeste continua sendo na qualidade do ensino somada à tecnologia de ponta, e na sustentabilidade, que fazem toda a diferença para uma formação mais completa e consciente. E que as parcerias com empresas e instituições dessas três regiões – oeste paulista, região central do Estado e litoral –seguem visando proporcionar aos estudantes uma formação antenada às demandas do mercado de trabalho. A Unoeste ostenta o título de 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo, conforme avaliação do IGC/MEC (Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação).
O retorno
No campus 1, em Prudente, a movimentação foi intensa desde as primeiras horas da manhã. No caso do curso de Medicina, a recepção aos calouros e familiares ocorreu nas dependências do Teatro César Cava. Direção, coordenação e corpo docente do curso deram as boas-vindas na tradicional cerimônia do jaleco. Essa mesma cerimônia para calouros do curso médico também foi realizada nos auditórios dos campi de Jaú e Guarujá.
Em Prudente, o diretor das Faculdades de Medicina, Dr. Murilo de Oliveira Lima Carapeba, recepcionou os calouros da 59ª turma com boas-vindas, e reforçou que os investimentos feitos pela Unoeste são sempre para oferecer o melhor a cada estudante: desde à estrutura de ponta aos melhores professores mestres, doutores e pós-doutores na área médica.
“É sempre bom ver essas caras novas, e ver esse auditório cheio nos traz o reconforto de que estamos trabalhando no caminho certo para a formação de bons médicos com ensino de qualidade. Hoje temos muitos filhos de médicos formados na casa começando os estudos, e seus pais sabem que aqui a gente prima pelo melhor ensino médico com tecnologia de ponta e atualização constante. Desejo um ótimo curso e que vocês aproveitem bastante. Espero que gostem o tanto que eu gosto dessa universidade”, discursou o Dr. Murilo aos calouros da Medicina.
Além das atividades realizadas no palco, que contou com apresentação cultural, considerações gerais do curso, cerimônia do jaleco, culto ecumênico e apresentação do Diretório Acadêmico e da Atlética de Medicina, também houve tour institucional pelos principais laboratórios da Faculdade de Medicina no campus 1, além da Sala Betha e Arena Lab.
Felicidade em família
A Silvia Elaine Zuntini Pinto é um dos exemplos trazidos pelo Dr. Murilo em seu discurso. Ela é formada nos cursos de Medicina e Odontologia da Unoeste, e estava emocionada na cerimônia do jaleco por saber que a filha Isadora Zuntini de Oliveira Lima decidiu seguir os passos dos pais por livre e espontânea vontade.
“É uma emoção muito grande ver ela seguindo os caminhos da mãe e do pai que também é médico e formado aqui na Unoeste. Eu acho que a Isadora vai se dar muito bem na profissão porque ela é uma moça muito cativante e muito querida, agrega às pessoas. Acho que vai se dar muito bem na profissão porque ela é disciplinada e vai tirar a faculdade de letra”, externava a mãe, confiante.
A filha e caloura de Medicina estava na expectativa pela longa jornada acadêmica no primeiro dia de aula. E revelou que escolheu o curso por sempre admirar os pais. “Eu sempre admirei o jeito que a minha mãe lidava com o trabalho dela, meu pai também sempre esforçado, então os dois sempre foram para mim minha grande inspiração. Também sempre achei essa profissão deles muito linda e aí eu quis simplesmente seguir porque desde criança eu brincava de médica, sempre gostei devido essa influência. E além disso eu gosto de me relacionar com as pessoas, comunicação é meu forte, e o médico precisa conversar com o paciente. Por isso espero gostar bastante do curso”, dizia Isadora.
De Dracena, estava presente na cerimônia do jaleco a família toda da caloura Maria Cecília Bazzo Soares, entre eles os pais cirurgiões dentistas Andreia Barbosa Bazzo Soares e Marco Antônio Felca Soares, e a irmã Maria Isabela Bazzo Soares, que inclusive cursa do 12º termo de Medicina na Unoeste Prudente e cola grau ainda neste ano. “Eu estou muito animada para começar a faculdade, eu acompanhei um pouco da minha irmã na faculdade, ela gostou muito, então eu estou um pouco ansiosa mas animada. Espero que dê tudo certo”, comentou empolgada a caloura que sempre admirou a profissão. A irmã veterana na Medicina disse que a jornada vale muito a pena. “Passa muito rápido e precisa estudar. Acho que ela vai se dar bem porque é disciplinada, vai valer muito a pena a experiência”.
Os pais também não escondiam o orgulho e a gratidão em poder formar as duas filhas médicas na Unoeste. “A gente fica muito emocionada. Fico esperando a outra que vai se formar no fim do ano, vai embora daqui [da universidade] e a outra que está chegando. É muito gratificante porque as duas sempre falaram em querer fazer Medicina. Espero que a Maria Cecília goste, assim como a Maria Isabela gostou”, destacou a mãe. “É bastante gratificante pra gente, ver que a lição de casa está sendo bem passada. A expectativa é que essa que está entrando siga o mesmo caminho trilhado pela que já está prestes a concluir a faculdade. Torcemos para que ela consiga o mesmo êxito”, completava o pai.
Recepção calorosa
Tanto no campus 1 quanto no campus 2, as aulas presenciais dos cursos de graduação movimentaram os corredores e dependências da universidade.
O Sucesso do Aluno, departamento, promoveu uma recepção calorosa com a distribuição de algodão-doce e pipoca, e disponibilização de cabine de foto 360 graus e karaokê para integrar os alunos aos colegas de turma. A ação rolou durante todo o intervalo no teatro de arena, no campus 1, e em frente ao bloco B3, no campus 2. De Presidente Venceslau, o calouro Felipe Mikael Duarte estava ansioso no primeiro dia de aula. Ele começou a fazer Psicologia no campus 2. “Eu estou um pouco nervoso, mas acho que é normal porque é começo. Apesar disso, minhas expectativas são as melhores possíveis porque estou bem animado. Espero aprender bastante aqui na faculdade e sair daqui um ótimo profissional, sei que a Unoeste tem isso a me oferecer. Eu escolhi a universidade por ser a mais forte da região e pela nota alta no MEC. Confio muito”.